5ª COPA SAMPAIO DE FUTEBOL MASTER 2018
5ª COPA SAMPAIO DE FUTEBOL MASTER 2018
EQUIPES FILIADAS: Beira Rio, Céu Azul, União, Amigos do Baiano, Força Jovem, Jamaica, Imperial, Vermelhão, Mae, Mirage, Milan, Veterano.
RETROSPECTIVAS DA COPA SAMPAIO
A Copa Sampaio de Futebol Master, criada e organizada por voluntários do bairro e seu entorno, sendo pelo menos 01 (um) representante de cada agremiação, todos com o mesmo peso e decisão onde são postos em prática os assuntos tratados e aprovados pela maioria simples.
Objetivando manter atualizados alguns dados referentes aos campeonatos anteriores para que se mantenham sempre presentes aqueles que iniciaram, aprimoraram e participam ativamente da evolução da competição iniciada, nestes moldes, a partir do ano de 2014.
1ª Copa Sampaio de Futebol Master. Em 2014, ano de Copa do Mundo, em solo Brasileiro, mais precisamente, dentro e nosso quintal, brilhou mesmo foi a determinação das 06 (seis) equipes participantes daquele certame que, mesmo a última colocada nos proporcionou um índice tático e técnico da grandeza da competição não permitindo que fiscos como os de nossa seleção principal fossem lembrados aqui. A saber as equipes participantes do certame 2014: Veterano do Sampaio, (Campeão); Céu Azul; Mirage; Imperial, Independente e Bons Amigos. Malucão, Veteranos, foi o artilheiro da competição.
2ª Copa Sampaio de Futebol Master. No ano e 2015, em razão da organização anterior e devido ao interesse de outras agremiações a competição foi ampliada para 08 (oito) equipes eram elas: Imperial (campeão); Copa Firme; Beira Rio; Mirage; Independente; Veteranos do Sampaio; Céu Azul e Força Jovem. Consagrou-se como artilheiro o atleta Luciano, da equipe Beira Rio.
3ª Copa Sampaio de Futebol Master. Já o ano de 2016, proporcionou aos participantes diretos e indiretos da competição o número recorde de ex-atletas profissionais nas diversas equipes participantes com o maior número destes inscritos pela agremiação Ouro Negro a qual se sagrou campeão do certame. Outras 07 (sete) equipes fecharam o número de participantes naquele ano: Copa Firme; Veteranos do Sampaio; Imperial; Céu Azul; Força Jovem; Independente; e Mirage. A artilharia foi novamente para o atleta Luciano, desta vez pela equipe Copa Firme.
4ª Copa Sampaio de Futebol Master. Em 2017 aumenta ainda mais a procura por vaga na competição e o entendimento geral foi a e se realizar a competição em 02 (duas) chaves com 06 (seis) agremiações cada. Formula testada e aprovada pela maioria a competição que foi uma das mais disputadas dentre todas proporcionou ao Imperial retornar ao posto de campeão do certame. Outras 11 (onze) agremiações ajudaram a engrandecer o andamento da competição: MAE; Jamaica; Céu Azul; Força Jovem; Cadete; Veteranos do Sampaio; Mirage; Matriz; Ouro Negro; Beira Rio e Copa Firme. Marquinhos a agremiação Veteranos do Sampaio foi o artilheiro do ano.
Uma nova fase se inicia e com ela a esperança de grandes partidas e novos destaques.
Começa a 5ª Copa Sampaio de futebol Master 2018.
ART 1º - DA FORMA DE DISPUTA:
§1º A primeira fase, classificatória, o campeonato será disputado em dois grupos com 06 (seis) agremiações, cada, onde as equipes jogarão entre si, uma única partida, dentro dos respectivos grupos. Classificam-se para a segunda fase as 04 (quatro) equipes que mais pontuarem dentro dos respectivos grupos.
§2º A segunda fase, semifinais, será disputada entre as 08 (oito) equipes classificadas na fase anterior onde os confrontos serão definidos segundo a seguinte sistemática:
1º A x 4ª B; 2ª A x 3º B; 3º A x 2º B e 4º A x 1º B.
Obs: Os primeiros e segundos colocados e cada grupo jogam com a vantagem do empate.
Será realizado, em reunião previamente marcada para definição dos horários dos jogos, onde as equipes com os melhores índices técnicos escolhem os horários em que vão atuar.
§2º Para a terceira fase, semifinais, as equipes vencedoras dos confrontos anteriores passam a quarta fase, finais.
Nesta fase, semifinais, também haverá sorteio para entre as equipes participantes para se definir os confrontos decisivos e horários dos mesmos.
Para as semifinais não haverá vantagem do empate para nenhuma equipe, em caso de empate no tempo normal a decisão será através de cobranças de penaltis.
§3º Finalmente, a quarta fase, finais, também não haverá vantagem para nenhuma equipe porém os jogos serão definidos na seguinte ordem: 10:00 horas, disputa da terceira colocação; 11:30 horas, decisão final. Em caso de empate no tempo normal de ambas as partidas a decisão será definida por cobranças de penaltis.
ART 2º - DAS PARTIDAS:
§4º Cada vitória valerá 03 (três) pontos e o empate 01 (um) ponto.
§5º - O Árbitro iniciará e terminará a partida acrescentando nela o tempo que julgar necessário. Porém, o acréscimo de tempo será obrigatório no caso de acidente com o goleiro, acidente grave com atleta (s) ou tumulto.
§ 6º - Cada partida terá a duração de 70 (setenta) minutos divididas em dois tempos de 35 (trinta e cinco) minutos e 10 (dez) minutos para descanso e troca de lado.
§7º - A partida só será iniciada com o número máximo de 11 (onze) atletas, onde um atuará, obrigatoriamente, como goleiro.
Parágrafo Único – Cada agremiação poderá realizar 07 (sete) substituições.
§8º - O árbitro NÃO iniciará a partida se uma equipe se apresentar com número inferior a 07 (sete) atletas, incluindo, neste caso, o goleiro. Será aplicado o W X O e o placar simbólico para a equipe adversária será de 1 X 0, não sendo o GOL computado para nenhum dos atletas da equipe vencedora.
§9º - Para a primeira partida haverá tolerância de 15 (quinze) minutos em relação ao horário previsto para o início da mesma.
§10º - Os árbitros serão contratados pela comissão organizadora em comum acordo com as equipes participantes.
§11º - Caso uma equipe se apresente com número insuficiente de jogadores, porém, com o mínimo necessário previsto neste regulamento, os atrasados poderão participar da partida logo após a primeira parada de bola do primeiro tempo.
Paragrafo Único – Estará sujeito a punição de 01 (um) jogo atletas, dirigentes e outros membros com reconhecida participação na agremiação que, nos intervalos ou término da partida se dirija aos árbitros e auxiliares de forma acintosa prejudicando a elaboração das súmulas e outras atribuições.
ART 3º - DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
§12º Em caso de empates no número de pontos ganhos entre duas ou mais equipes serão aplicados sucessivamente os seguintes critérios para o desempate:
Maior número de vitorias;
Melhor saldo de gols;
Maior número de gols Pró;
Menor número de cartões vermelhos;
Menor número de cartões amarelos.
ART 4º DAS PUNIÇÕES:
Atletas, Dirigentes e Treinadores estarão sujeitos às seguintes punições:
§13º - Para cada 03 (três) cartões amarelos o atleta ficará suspenso por 01 (um) jogo. Não será computado o cartão amarelo que vier seguido do vermelho.
§14º O segundo cartão amarelo, na mesma partida, eliminará o atleta do restante do jogo e estará, automaticamente, suspenso da próxima partida, mesmo que o árbitro não consume o fato aplicando o vermelho.
§15º - O Atleta, Dirigente ou Treinador expulso de campo e citado em súmula por ter iniciado uma tentativa de agressão a outro atleta, árbitro ou membro da comissão, será suspenso por 03 (três) jogos. Caso se consume a agressão o atleta será eliminado do restante da competição. No caso de ofensas morais o agressor ficará suspenso por 02 (dois) jogos e, em caso de reincidência, a punição será em dobro da anterior.
A qualificação de agressor será dada pela comissão organizadora em conjunto com os diretores de equipes presentes.
§16º - Qualquer reclamação sobre a arbitragem deverá ser feita em reunião e por escrito para que a comissão julgue e tome a medidas cabíveis.
§17º - O atleta que, ao ser substituído, retirar qualquer peça de seu uniforme por indisciplina será suspenso por um jogo. O ato de indisciplina será avaliado pela organização do campeonato em comum acordo com dirigentes das equipes participantes.
§18º - Ao final da fase de classificação os cartões amarelos serão zerados, porém, serão mantidas as punições em curso.
ART 5º DAS EQUIPES:
As agremiações estarão sujeitas as seguintes punições:
§19º - A equipe que não estiver em campo no horário previsto para o início da partida perderá o jogo pelo placar simbólico de 1 X 0 e será aplicado o W X O e a equipe ficará obrigada a efetuar o pagamento da taxa de campo referente as duas agremiações, além da perda de 03 (três) pontos dos já conquistados ou a disputar. Será computado a vitória simbólica da equipe adversária pelo placar de 1 X 0.
§20º - O segundo W X O eliminará a agremiação do restante do campeonato sendo vedada sua inscrição no próximo campeonato.
§21º - Os atletas inscritos pela agremiação que não compareceram ao evento ficarão impedidos de se inscreverem por outra agremiação enquanto perdurar a punição da agremiação. Os atletas presentes deverão constar da súmula de jogo para fins de comprovação de presença no horário e local do jogo.
§22º - Nas reuniões previamente marcadas as equipes que possuam mais de 01 (um) uniforme poderão discutir sobre o uniforme a ser usando na partida seguinte a fim de facilitar o trabalho da arbitragem no que se refere as cores dos uniformes.
§23º - A equipe que colocar em campo atleta suspenso, com idade inferior a permitida ou que não esteja regularmente inscrito no campeonato perderá os pontos da partida, em caso de vitória ou empate e, ainda, 03 (três) pontos dos já conquistados.
§24º - Só poderão permanecer dentro do alambrado os treinadores, um de cada equipe, que poderão circular nos lados maiores do campo, o trio de arbitragem e os atletas que estejam atuando na partida.
§25º - Caso uma partida seja interrompida por número insuficiente de jogadores previsto neste regulamento, mesmo em caso de vitória ou empate a equipe causadora do evento será declarada perdedora pelo placar simbólico de 1 X 0, sendo os pontos creditados a equipe adversária.
§26º – Após o encerramento das inscrições se uma ou mais equipes tiver, comprovadamente, através de declaração médica, atleta que por qualquer motivo tenha se acidentado gravemente que o impossibilite de jogar futebol este poderá ser substituído por outro atleta que esteja dentro das condições exigidas neste regulamento. Só serão aceitos argumentos acompanhado de atestado médico e o atleta substituído estará definitivamente eliminado da competição.
ART 6º - DO UNIFORME
O uniforme deverá ser completo:
§27º - Camisas numeradas às costas, calções e meiões iguais. No calção o número não é obrigatório, porém, se estes tiverem números deverão acompanhar os da camisa.
§28º – Não será permitido ao atleta jogar descalço. Será facultativo o uso de caneleiras.
ART 7º - DAS INSCRIÇÕES, TAXAS E CONDIÇÃO DE JOGO
§29º - Só poderão ser inscritos no campeonato, atletas com idade igual ou superior a 40 (quarenta) anos, referente a data de nascimento e o dia da estreia do mesmo na competição.
§30º – Só estará em condições de jogo o atleta cuja agremiação apresentar na reunião anterior a partida a Ficha de Inscrição de Atleta, devidamente preenchida e com foto de fácil identificação.
§31º - a Taxa de Inscrição será de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta) reais que deverão ser quitadas, impreterivelmente, até a reunião posterior a 3ª rodada.
§32º - Caso uma ou mais agremiação não tenha sua dívida zerada na data determinada será vetada a participação da equipe no restante do campeonato.
§33º - Não haverá limite no número de inscrições, porém, estas serão encerradas na reunião posterior a 3ª rodada da competição.
§34º A taxa de Inscrição será utilizada na realização do campeonato.
§35º - A taxa de campo será definida nas próximas reuniões e deverão ser entregues juntamente com a súmula de jogo e as cópias das identidades dos 11 (onze) atletas no máximo 10 (dez) minutos antes do início previsto para a partida.
§36º – Exclusivamente, a entrada em campo dos atletas que iniciarão as partidas, bem como, as dos substitutos se darão pelo portão próximo aos mesários.
§37º – os atletas substitutos deverão se dirigir à mesa devidamente uniformizados, com a cópia da identidade e sabendo o número do atleta substituído.
Nosso campeonato continua no sitio: